O Instituto Brasil Restauro deu início ao projeto cultural
Oficinas de Preservação e Valorização do Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba, com o objetivo de realizar oficinas profissionalizantes para a preservação e valorização na Vila de Paranapiacaba, patrimônio natural e cultural reconhecido por seu valor histórico, arquitetônico, artístico, turístico, paisagístico e ambiental, tombado pelo Iphan, Condephaat e Condephaapasa. As oficinas disporão de informações conceituais e atividades práticas que subsidiem o desenvolvimento socioeconômico regional, através da preservação e valorização do patrimônio arquitetônico, artístico, paisagístico e ambiental.
Serão ministradas, ao todo, 12 oficinas ligadas a preservação e valorização do patrimônio cultural da vila. Teremos 06 temas a trabalhar nas oficinas e duas turmas por tema. Nossa capacidade de atendimento, por turma, será de 15 alunos presenciais, portanto não deixe sua inscrição para a última hora.
Os temas das oficinas serão:
(1) Carpintaria e Designer
Haverá abordagem conceitual e imediata aplicabilidade do conteúdo para trazer à luz a prática do ofício tradicional da carpintaria de meia esquadria, ofício responsável pelo feitio de telhados, escadas, decks, assoalhos, forros, portas, esquadrias, venezianas e peças em geral, a partir de madeiras maciças. Serão abordados temas como: elementos estruturais de telhados e encaixes, intervenções e fixação de portas e janelas, ferramentas adequadas para cada molde da peça, prospecções estratigráficas, tipos de madeira e sua aplicabilidade, tratamentos protetivos da madeira, métodos de aplicação de pinturas e protetivos em madeira. Também haverá apresentação e divulgação do potencial da agrofloresta, floresta e natureza local disponível na produção de móveis e objetos decorativos com designers, artistas, marceneiros e artesãos que se interessem em desenvolver e criar peças com matéria prima nativa proveniente de manejo certificado. E como segundo passo entender que a natureza tem que ser cuidada e recriada continuamente, esta parceria mostra que a floresta pode ser um diferencial em nossa qualidade de vida.
(2) Cantaria
Explanação conceitual e ilustração didática dos tipos de pedras existentes nas tipologias construtivas de residência. As melhores ferramentas para se manusear a matéria prima, escolhas e aplicabilidade das pedras, tipos de procedimentos técnicos, patologias, processos de desgaste e procedimentos de preservação.
(3) Alvenaria
Será introduzido o conceito da arquitetura de terra (bioarquitetura), bloco maciço cerâmicos e os principais métodos construtivos desses elementos, dando ênfase à prática dos sistemas construtivos tipológicos de Paranapiacaba (o que já existiu). Exemplificaremos a mineralogia, texturas, estabilizadores, técnica de modelagem, patologias encontradas nesses métodos construtivos, monitoramento das patologias, reparos de manutenção e ações para conservação, ferramentas básicas e método de pintura adequado.
(4) Agronomia e Meio Ambiente
A abordagem da oficina será a teoria e a prática da compostagem. No primeiro período da aula terão informações teóricas do que significa compostagem, o que é a gestão de resíduos para valorização da fração orgânica, quais os tipos de composteiras e compostagens e seus processos; o segundo período trará a prática de uma mini composteira, onde os participantes criarão sua composteira e se deslumbraram, ao longo dos dias, com o processo de compostagem através da obra de arte promovida pela mistura dos ingredientes coloridos (grama verde, serragem amarela, composto preto e cascas variadas) e a transformação da casca em adubo.
(5) Paisagismo e Jardinagem
Haverá despendimento teórico da jardinagem junto a prática da manutenção e conservação dos jardins, tendo como referência as tipologias das casas da Vila Smith, com o objetivo de auxiliar o locatário as obrigações contratuais de manutenção e preservação do patrimônio.
(6) Educação Ambiental e Empreendedorismo
Capacitação de monitores turísticos e culturais para exploração consciente das rotas turísticas e patrimoniais da região. Haverá também oficina gastronômica para ensinar a seleção, coleta e manuseio de ingredientes nativos para o preparo de receitas e comercialização desses produtos.
Gostou?
Então venha com a gente e vamos juntos aprender com o patrimônio cultural.
Este trabalho foi viabilizado pela
Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Pronac 220759 - Oficinas de Preservação e Valorização do Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba, com o patrocínio da MRS Logística.