Layout do blog

Pronac 220759 Oficinas de Paranapiacaba

Brasil Restauro • 22 de maio de 2024

O Instituto Brasil Restauro deu início ao projeto cultural Oficinas de Preservação e Valorização do Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba, com o objetivo de realizar oficinas profissionalizantes para a preservação e valorização na Vila de Paranapiacaba, patrimônio natural e cultural reconhecido por seu valor histórico, arquitetônico, artístico, turístico, paisagístico e ambiental, tombado pelo Iphan, Condephaat e Condephaapasa. As oficinas disporão de informações conceituais e atividades práticas que subsidiem o desenvolvimento socioeconômico regional, através da preservação e valorização do patrimônio arquitetônico, artístico, paisagístico e ambiental.

Serão ministradas, ao todo, 12 oficinas ligadas a preservação e valorização do patrimônio cultural da vila. Teremos 06 temas a trabalhar nas oficinas e duas turmas por tema. Nossa capacidade de atendimento, por turma, será de 15 alunos presenciais, portanto não deixe sua inscrição para a última hora.

Os temas das oficinas serão:


(1) Carpintaria e Designer

Haverá abordagem conceitual e imediata aplicabilidade do conteúdo para trazer à luz a prática do ofício tradicional da carpintaria de meia esquadria, ofício responsável pelo feitio de telhados, escadas, decks, assoalhos, forros, portas, esquadrias, venezianas e peças em geral, a partir de madeiras maciças. Serão abordados temas como: elementos estruturais de telhados e encaixes, intervenções e fixação de portas e janelas, ferramentas adequadas para cada molde da peça, prospecções estratigráficas, tipos de madeira e sua aplicabilidade, tratamentos protetivos da madeira, métodos de aplicação de pinturas e protetivos em madeira. Também haverá apresentação e divulgação do potencial da agrofloresta, floresta e natureza local disponível na produção de móveis e objetos decorativos com designers, artistas, marceneiros e artesãos que se interessem em desenvolver e criar peças com matéria prima nativa proveniente de manejo certificado. E como segundo passo entender que a natureza tem que ser cuidada e recriada continuamente, esta parceria mostra que a floresta pode ser um diferencial em nossa qualidade de vida.


(2) Cantaria

Explanação conceitual e ilustração didática dos tipos de pedras existentes nas tipologias construtivas de residência. As melhores ferramentas para se manusear a matéria prima, escolhas e aplicabilidade das pedras, tipos de procedimentos técnicos, patologias, processos de desgaste e procedimentos de preservação.


(3) Alvenaria

Será introduzido o conceito da arquitetura de terra (bioarquitetura), bloco maciço cerâmicos e os principais métodos construtivos desses elementos, dando ênfase à prática dos sistemas construtivos tipológicos de Paranapiacaba (o que já existiu). Exemplificaremos a mineralogia, texturas, estabilizadores, técnica de modelagem, patologias encontradas nesses métodos construtivos, monitoramento das patologias, reparos de manutenção e ações para conservação, ferramentas básicas e método de pintura adequado.


(4) Agronomia e Meio Ambiente

A abordagem da oficina será a teoria e a prática da compostagem. No primeiro período da aula terão informações teóricas do que significa compostagem, o que é a gestão de resíduos para valorização da fração orgânica, quais os tipos de composteiras e compostagens e seus processos; o segundo período trará a prática de uma mini composteira, onde os participantes criarão sua composteira e se deslumbraram, ao longo dos dias, com o processo de compostagem através da obra de arte promovida pela mistura dos ingredientes coloridos (grama verde, serragem amarela, composto preto e cascas variadas) e a transformação da casca em adubo.


(5) Paisagismo e Jardinagem

Haverá despendimento teórico da jardinagem junto a prática da manutenção e conservação dos jardins, tendo como referência as tipologias das casas da Vila Smith, com o objetivo de auxiliar o locatário as obrigações contratuais de manutenção e preservação do patrimônio.


(6) Educação Ambiental e Empreendedorismo

Capacitação de monitores turísticos e culturais para exploração consciente das rotas turísticas e patrimoniais da região. Haverá também oficina gastronômica para ensinar a seleção, coleta e manuseio de ingredientes nativos para o preparo de receitas e comercialização desses produtos.


Gostou?

Então venha com a gente e vamos juntos aprender com o patrimônio cultural.

Este trabalho foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Pronac 220759 - Oficinas de Preservação e Valorização do Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba, com o patrocínio da MRS Logística.

compartilhar:

Por Brasil Restauro 25 de outubro de 2024
Material Pedagógico das Aulas de Artes & Ofícios
Por Brasil Restauro 2 de outubro de 2024
Educação Patrimonial nas obras de restauro da Estação Ferroviária de Taubaté
Por Brasil Restauro 3 de julho de 2024
Cantaria, com Elaine Chagas
Por Brasil Restauro 3 de julho de 2024
Módulo I - Introdução ao ofício
Por Brasil Restauro 20 de junho de 2024
Tema: Gastronomia, com o professor Alê Oshiro
Por Brasil Restauro 17 de outubro de 2023
Brasil Restauro na 3ª edição do MicBR em Belém|PA
Por Brasil Restauro 17 de outubro de 2023
3ª visita guiada ao canteiro de obras de restauro da Estação Ferroviária de Taubaté
Por Brasil Restauro 17 de outubro de 2023
Educação Patrimonial - Estação Ferroviária de Taubaté
Por Brasil Restauro 25 de julho de 2023
Projeto Canteiro Aberto, idealizado pelos Institutos I.S, Brasil Restauro e Biapó abrem as obras de restauro para a população
Por Brasil Restauro, Arquitetura e Cultura 4 de janeiro de 2023
Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), podem atingir metas através do restauro de patrimônio cultural?
Mais Posts
Share by: