RESTAURO DA CASA SEDE DA FAZENDA CAPUAVA - CASA DE FLAVIO DE CARVALHO - PRONAC nº245733

Projeto em Captação

Restauro da casa sede da
Fazenda Capuava - casa de Flávio de Carvalho - Pronac nº 245733

Valinhos - SP
A Casa Modernista da Fazenda Capuava, conhecida como Casa Flávio de Carvalho, está localizada na cidade de Valinhos, região metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Flávio de Carvalho (1899-1973) foi um dos grandes nomes do modernismo brasileiro, arquiteto e engenheiro formado pela Durham University, artista plástico, pintor, desenhista, escritor, filósofo, cenógrafo e teatrólogo. Visto como uma figura excêntrica e inovadora, sua residência em Valinhos foi uma das primeiras construções modernistas no Brasil. Foi projetada e construída por Flávio, em 1938, como residência rural da família, indo na contramão das casas de fazenda tradicionais brasileiras. Ao contrário dos padrões rurais, a Casa Flávio de Carvalho apresentava discussões sobre o habitat moderno em zonas rurais, contemplando usos como: escritório, biblioteca, salão de festas, etc., retomando o uso de trabalho e de vida social subtraídos no contexto urbano das cidades.

A casa foi utilizada como moradia e ateliê do artista, era reduto de produções artísticas e intelectuais até o seu falecimento e, em 1982, tornou-se patrimônio cultural do Estado de São Paulo.
Dada a importância cultural e natural da região nossa proposta objetiva realizar os projetos executivos e obras emergenciais na cobertura da Casa Flávio de Carvalho (CFC) e projeto social, cultural e sustentável para o seu amplo jardim com mais de 10 mil metros quadrados, importante área verde permeável do local de interessante composição paisagística almejada como local para intervenção social. 

A CFC está inserida em um loteamento urbano que respeita o critério de visibilidade do monumento histórico, circundada por vias que apresentam áreas contíguas destinada a fins institucionais, motivo pelo qual objetivamos desenvolver o projeto de arquitetura e paisagismo da edificação (650,00 m²) e suas áreas externas constituídas de jardins, piscina, caminhos e escadarias (10.255,00 m²) para devolver este patrimônio público a sociedade e reinseri-lo ao novo contexto urbano e futuras manutenções da edificação. Os projetos possibilitarão um novo uso semipúblico da edificação e seu entorno, funcionará como espaço multicultural para eventos. 

Os jardins terão acesso público dispondo ao loteamento urbano uma praça contemplativa e de permanência garantindo “um espaço aberto de preservação e fomentação de áreas verdes”, idealizado e projetado por Flávio de Carvalho, atendendo a ótica de permanência e contemplação com viés de transformação e impacto social sustentável.

De forma cada vez mais urgente, a discussão dos problemas ambientais vem se tornando uma temática obrigatória, e a valorização, conscientização a respeito das áreas verdes e sua livre fruição pública e a função urbana destes espaços, são alvo de nossa proposta, que busca viabilizar o impacto social para além de todos os impactos positivos da ação de restauro, criando uma relação entre cidade, arte, arquitetura e natureza com práticas e ações que envolvam a sustentabilidade e a transformação social, realizada através do uso de mobiliários externos públicos e reciclados para os espaços de bem estar das áreas verdes e eventos/palestras voltados para a compreensão valorização da reciclagem, que está diretamente relacionada ao nosso cotidiano, seja nas ações dos cidadãos, nos ambientes em que viveremos, como nos produtos de consumo e a indústria que está por trás do que é consumido, seja na indústria da construção, restauro, arquitetura e design, tema latente e importante pilar discutido e representado no Salone del Mobile de Milão, que questiona a importância das áreas verdes e arquitetura e design sustentável para a adaptação das cidades às mudanças climáticas. 

Ficha Técnica

CONTRATANTE | TERRITÓRIO SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
LOCAL | VALINHOS | SP
OBRA | 2025
GERENCIAMENTO | BRASIL RESTAURO
ARQUITETA RESPONSÁVEL | FABIULA DOMINGUES
USO ANTERIOR | SEM USO
USO NOVO | MULTIFUNCIONAL
Share by: