A Brasil Restauro acredita no poder da diversidade e da democracia. Por isso, valorizamos a participação de diferentes grupos e vozes nas nossas decisões e iniciativas. Queremos que todos se sintam representados e incluídos. Isso se reflete na nossa liderança e na equipe, com membros de diferentes áreas e origens. E também nos nossos mecanismos de consulta e participação da comunidade em projetos e atividades.
Em 2021, criamos o Instituto Brasil Restauro para promover a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico. Queremos restaurar bens materiais móveis e imóveis, e proteger o patrimônio histórico e cultural, paisagístico e o meio ambiente. Também atuamos na criação e gestão de equipamentos culturais e de educação, centros culturais, museus e outros espaços que preservem o patrimônio histórico. E promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.
Nossa equipe é formada principalmente por mulheres, e temos especialistas multidisciplinares em história, arquitetura, arqueologia, restauração, dentre outros saberes. Elas avaliam e supervisionam as intervenções nos bens culturais para garantir a preservação de sua autenticidade e integridade.
Fazemos de tudo um pouco: projetos educacionais, pesquisas científicas em parceria com instituições de ensino, e ações de salvaguarda. Por isso, precisamos de uma estrutura de gestão organizada, capaz de integrar diferentes áreas e competências. A presidente do instituto, Fabiula Domingues, lidera uma equipe nas áreas técnicas, administrativas e de comunicação para difundir conhecimento, informação e prestação de contas das nossas atividades.
O Instituto valoriza a inovação e a busca por soluções eficientes e sustentáveis para a preservação do patrimônio cultural. Então, em todas as nossas iniciativas, tentamos empregar ações práticas e tangíveis aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Queremos construir um diálogo inovador, plural e inclusivo. Por isso, buscamos a participação e o engajamento da comunidade em nossas atividades. Queremos promover a democratização do acesso ao patrimônio cultural e o desenvolvimento social, por meio de iniciativas educacionais e formativas, processo de escuta social, intercâmbio e respeito com legislações de preservação e políticas públicas e audições democráticas de empresas do segmento.
Nossa missão vai além da mera restauração física de bens culturais. Queremos promover a cultura, a educação, a ética e os valores universais. Isso amplia a nossa responsabilidade e exige uma gestão que contemple aspectos sociais, educacionais e culturais.
Damos ênfase à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias alternativas para contribuir para o avanço do conhecimento na área de preservação do patrimônio cultural.
Então, se você curte preservar o patrimônio cultural nacional, vem fazer parte do nosso time!