RESTAURO DO PÁTIO FERROVIÁRIO DA VILA DE PARANAPIACABA

Projeto em Captação

Restauro do Pátio Ferroviário da
Vila de Paranapiacaba -
Pronac nº 246726

Santo André - SP
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André / SP, forma uma porção de território de grande importância histórica, arquitetônica, artística, turística, paisagística e ambiental, onde destacam uma época de influência tecnológica pioneira no Brasil: o sistema funicular, o patrimônio industrial e as vilas ferroviárias. O município possui 55% do seu território em área de mananciais, que compõem a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, através da Serra do Mar, presente no cotidiano da Vila de Paranapiacaba.

Dada a importância cultural e natural da região nossa proposta objetiva realizar as obras de restauro e conservação do Pátio Ferroviário de Paranapiacaba, consonantes as ações de Santa Cruz Valley National Heritage Area (2019) e San Francisco Heritage (2014), respeitadas as diversidades e proporções do cenário brasileiro.

O resultado almejado para esta proposta é realizar, ao longo de 10 meses, a (1) conservação e restauro da Estação Ferroviária de Paranapiacaba e plataforma (465,86 m²), (2) implementação de praça sobre remanescentes da antiga Estação Ferroviária Alto da Serra (2.986,27 m²).

(1) A restauração da Estação Ferroviária de Paranapiacaba compreenderá na recuperação estrutural de cobertura e estruturas de fundação, em estado avançado de deterioração; conservação e manutenção das alvenarias, pisos, forros, esquadrias, louças e metais; modernização da infraestrutura elétrica e hidráulica; conservação e restauro da escada de transposição entre os sistemas funicular e cremalheira. (2) O restauro dos remanescentes da antiga Estação Ferroviária Alto da Serra, consistirá na reintegração dos elementos arquitetônicos remanescentes da estação incinerada, ao novo programa de uso do espaço - praça pública e multifuncional. O resgate histórico da arquitetura proporcionará um ambiente museológico a céu aberto, dispondo de painéis virtuais e físicos haverá a ilustração da trajetória inovadora e tecnológica do período industrial e ferroviário do fim do século XIX. A educação ganhará um novo meio de interação, através da experiência imersiva da população junto aos remanescentes arquitetônicos, as espécies botânicas nativas do paisagismo entorno da praça, os painéis expositivos e a qualidade urbana do espaço, inexistente na Vila, seguindo os três eixos econômicos estratégicos identificados pelo Relatório de Diretrizes Econômicas à Vila de Paranapiacaba.

O projeto impactará diretamente toda população residente da Vila de Paranapiacaba, ou seja, mais de 02 mil habitantes; indireta poderá impactar a população de Santo André, cidades vizinhas, e público sazonal dos eventos da Vila, como o Festival de Inverno e a Festa das Bruxas, com média de 75 mil pessoas.

Ficha Técnica

CONTRATANTE | SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA
LOCAL | SANTO ANDRÉ | SP
ANO | 2020 - 2021
PROJETO | BRASIL RESTAURO
ARQUITETA RESPONSÁVEL | FABIULA DOMINGUES
USO ORIGINAL | VILA RESIDENCIAL / COMERCIAL
USO PROPOSTO | MULTIFUNCIONAL
Share by: