RESTAURO SEDE ALIANÇA DE MISERICÓRDIA

Projeto em Captação

Restauro sede Aliança de Misericórdia 

São Paulo - SP
O imóvel tratado nesta proposta cultural está localizado na Rua do Carmo, n° 239, situado no distrito da Sé, cidade de São Paulo. Trata-se de um imóvel tombado pela Resolução n. º22/Conpresp/2016, a qual delibera o tombamento do conjunto de 217 imóveis e 02 logradouros, de preservação parcial, considerando. Preservação da volumetria e das características arquitetônicas externas do bem tombado, sendo tão somente admitidas intervenções pertinentes à conservação e restauro das fachadas da edificação, sem modificação de vãos, estrutura, materiais ou características arquitetônicas. Deverá estar prevista a possibilidade de recuperação das características arquitetônicas externas originais. Em futuras intervenções internas, quando houver elementos significativos à arquitetura da edificação original, estes também deverão ser preservados ou mantidos seus testemunhos.

A Rua da Boa Morte, atual Rua do Carmo, abriga a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, uma das mais antigas igrejas do centro de São Paulo, onde do alto da Rua Tabatinguera, sua torre era a primeira avistada pelos viajantes que chegavam a São Paulo pela estrada do Ipiranga, via Santos.
Dada a importância cultural e histórica da região, nossa proposta objetiva realizar os projetos para a conservação e restauração do edifício, ambicionando que o importante imóvel, símbolo das construções históricas do centro de São Paulo e de interessante composição arquitetônica, estilística e histórica possa ser almejada como local para intervenção social pautada no bem-estar social no centro de São Paulo, desta forma o projeto viabiliza a instalação da sede administrativa da Aliança de Misericórdia e suas contrapartidas sociais, culturais e sustentáveis para as suas áreas externas. 

O imóvel está inserido em uma área envoltória de diversos edifícios históricos tombados pelo Conpresp, Condephaat e Iphan, ademais, o imóvel faz parte do tombamento do conjunto de 217 imóveis e 2 logradouros enquadrados na Zona de uso Z8-200, desta forma, as intervenções tratadas neste projeto cultural buscam manter e melhorar a visibilidade do bem o histórico e trazê-lo de volta ao uso como forma de mantê-lo em manutenção, para que este uso possa ser um dos pilares de preservação do imóvel.  

Definidos por estes motivos, almejamos desenvolver o projeto de conservação e restauro das fachadas(:±1.066,22m²) e cobertura (:±578,48m²) e suas áreas externas, para que este patrimônio seja reinserido aos usos propostos e que sua contrapartida dialogue com as necessidades de seu entorno e região. Os projetos possibilitarão um novo uso semipúblico, mantendo a parte interna para o uso da Aliança de Misericórdia e sua área externa livre ao acesso e fruição pública conforme a contrapartida social.

Ficha Técnica

CONTRATANTE | ALIANÇA DE MISERICÓRDIA
LOCAL | SÃO PAULO | SP
ANO | 2025
PROJETO | BRASIL RESTAURO
ARQUITETA RESPONSÁVEL | FABIULA DOMINGUES
USO ORIGINAL | SEM USO
USO PROPOSTO | INSTITUCIONAL
Share by: