RESTAURO DA FACHADA DA ANTIGA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS SOCORROS MÚTUOS

Projeto em Andamento

Restauro da Fachada da Antiga Sede da Associação dos Socorros Mútuos

Cubatão - São Paulo
A antiga sede da Associação dos Socorros Mútuos, imóvel construído em 1927, período de grande crescimento econômico da vila de Cubatão, sucedeu diversos usos. Inicialmente pertenceu à antiga Associação de Socorros Mútuos e lá abrigou o cine Miramonte. Em 1949, quando há a posse do primeiro prefeito de Cubatão, Armando Cunha, e dos vereadores, a antiga sede da Associação passa a ser a 1ª Prefeitura do município de Cubatão e ali a abrigará até 1951.

Segundo relatos de cubatenses, entre períodos de desuso e novos usos, o edifício abrigou um restaurante e hoje será a nova sede institucional de uma empresa privada.

O edifício histórico foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão – Condepacc, em 2010, através do processo de tombamento nº 9341/2005, onde incluiu os casarios situados na Praça Coronel Joaquim Montenegro, n’s° 70, 76, 80, 84, 88; a Praça Coronel Joaquim Montenegro; e a edificação situada na Praça Coronel Joaquim Montenegro, n° 34, aglomerado perimetral que configura o núcleo histórico “Largo do Sapo”. O tombamento é de nível dois, ou seja, cabe a manutenção e preservação das fachadas dos bens.

A Associação dos Socorros Mútuos foi um dos primeiros clubes esportivos da cidade de Cubatão, era um local para aglomeração juvenil que ofertava atividades culturais e teve importante papel na história da folia carnavalesca da Baixada Santista.

“Um marco para o município e para os blocos de Cubatão foi em 1937 e 1938, onde os blocos do Cabeção e Coluna da Sorte foram campeão e vice respectivamente, pois na época existia muita concorrência com os blocos organizados de Santos. Nestes anos, ainda destacava-se a Banda da Furiosa, que se apresentava no prédio da Sociedade dos Socorros Mútuos, que hoje abriga o Posto do GNV, na atual Avenida Nove de Abril, com seus concursos de fantasias.” (FERNADES; Rodrigo, 2010. A história da folia cubatense)

Observação: O arquivo histórico municipal de Cubatão entrou em processo de recuperação do edifício restringindo o acesso de usuários ao seu acervo. Isso tornou nossa pesquisa histórica restrita às fontes de internet, publicações acadêmicas e oralidade dos munícipes.

As etapas do projeto de restauro, conforme Manual de Elaboração de Projetos, do Iphan, tiveram início em abril de 2022 e a intervenção de restauro prevê início para o ano de 2025.

Ficha Técnica

CONTRATANTE | NELCAR TRANSPORTES RODOVIÁRIOS
LOCAL | CUBATÃO | SP
ANO | 2022 - 2025
PROJETOS | BRASIL RESTAURO, ARQUITETURA E CULTURA
ARQUITETA RESPONSÁVEL | FABIULA DOMINGUES
USO ANTERIOR | SEM USO
USO ATUAL | EMPRESARIAL
Share by: