O Pronac nº 220759, sob o patrocínio da MRS Logística, resultou, ao longo de 09 meses, oficinas práticas sobre patrimônio cultural material e sua multiplicidade econômica, a fim de subsidiar o desenvolvimento socioeconômico regional da vila de Paranapiacaba, através da formação em ofícios de restauro a seus moradores.
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André / SP, forma uma porção de território de grande importância histórica, arquitetônica, artística, turística, paisagística e ambiental, registrada em tombamentos Municipal, Estadual e Federal, onde destacam uma época de influência da cultura inglesa, com realce à arquitetura e tecnologia. O município de Santo André possui 55% do seu território em área de mananciais, que compõem o cinturão verde da capital paulista, com vegetação de Mata Atlântica e essa vegetação está presente no cotidiano da Vila de Paranapiacaba.
Dada a importância cultural da região, nosso projeto cultural realizou mais de 08 oficinas para subsidiar moradores da vila e região na atuação pela preservação e valorização do ambiente paisagístico e as construções centenárias da Vila de Paranapiacaba. As oficinas dispuseram de um programa educativo de ações práticas sobre saberes e ofícios do patrimônio cultural material e sua multiplicidade econômica, para que os alunos criem autonomia financeira e sejam ativistas da valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Participaram de nossas oficinas 150 alunos, sendo 52% alunas mulheres e 26% delas residem da vila de Paranapiacaba. Todas as aulas estão disponíveis no canal de YouTube da Brasil Restauro e o material de apoio pedagógico oferecido aos alunos durante as aulas teóricas estão disponíveis para download gratuito. Como resultado dessas oficinas, em outubro, houve a inauguração da exposição temporária "A importância das técnicas construtivas tradicionais da terra à Terra", com o objetivo de expor a história da vila e as técnicas construtivas oriundas da terra e seus meios de preservação.
Três palestras foram ministradas com o objetivo de fomentar o intercâmbio profissional entre alunos e empresas que atuam com patrimônio cultural. Além disso, uma palestra foi dedicada a disseminar o conhecimento sobre obras de restauro e seus efeitos positivos na redução de emissões de gases de efeito estufa. Todas as palestras estão disponíveis no canal do
YouTube da Brasil Restauro.
Por fim, mas não menos importante, além das oficinas também desenvolvemos o jogo
Gangue Nebulosa, com o objetivo de usar o patrimônio material aliado ao patrimônio imaterial da vila junto aos estudantes da região, como meio de educação e valorização do patrimônio cultural.