A locomotiva do Bradesco, fabricada nos Estados Unidos pela Baldwin Locomotives Works, é do tipo "Mogul", com dois eixos motrizes, um eixo dianteiro e um eixo traseiro, com tender, e foi construída em maio de 1912. Ela era originalmente de bitola de 60 centímetros, mas depois foi alargada para 1 metro. Quando a Cia Paulista de Estradas de Ferro assumiu o controle da locomotiva, ela recebeu a numeração 861 e foi pintada com as cores da ferrovia.
O rolo compressor exposto na Cidade de Deus foi fabricado pela empresa alemã "H. Zettelmeyer AG" em 1930. A empresa foi fundada em 1897 e seu primeiro rolo compressor a vapor foi totalmente construído por eles em 1908. A Zettelmeyer é conhecida por desenvolver o "sistema operacional" chamado "vauclain compound", que foi amplamente utilizado em locomotivas a vapor no Brasil e no mundo. No entanto, devido à sua alta manutenção e complexidade operacional, o sistema não foi muito aceito pelos operadores e poucas locomotivas com esse sistema sobraram no mundo. O rolo compressor do banco é o único exemplar de equipamento a vapor que ainda ostenta o sistema Vauclain no Brasil.
Nossa equipe efetuou o levantamento planialtimétrico das praças onde os veículos estão expostos, executando o levantamento cadastral com o emprego de tecnologia de precisão por scanner a laser. Elaboramos o projeto de conservação e a execução da obra de conservação, bem como desenvolvemos o manual de manutenção. A Cidade de Deus abriga o Museu Histórico Bradesco, onde é possível visitar e conhecer mais sobre a história destes e outros objetos expostos.