De acordo com a Resolução SC 98, de 23-10-2013, do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o tombamento do Conjunto Ferroviário Central da cidade de Valinhos, decorre da importância deste conjunto inserido no primeiro trecho construído da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, com amplo valor para o pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira, representada nas construções ali existentes.
A estação ferroviária de Valinhos abriga hoje o Museu Ferroviário Municipal, entretanto não há um plano museológico implementado, expografia permanente e temporária estruturada e dados de visitantes estruturantes de uma gestão eficiente para pensar novas exposições, visitas guiadas e monetização para garantir recursos à conservação e manutenção do patrimônio cultural. As plataformas da estação encontram-se atualmente sob concessão das empresas Rumo e TIC Trens. A empresa TIC Trens está empenhada na implementação do TIM – Trem Inter Metropolitano, um projeto ambicioso que visa conectar diversas cidades através de um sistema ferroviário moderno e eficiente. Esta iniciativa representa um avanço significativo na infraestrutura de transportes da região, prometendo melhorar a mobilidade e acessibilidade para os cidadãos.
Dada a atual situação de subutilização do espaço público e a introdução de novos usos privados, torna-se fundamental o desenvolvimento de projetos técnicos para o Complexo Ferroviário. Através de um Acordo de Cooperação Técnica, a Brasil Restauro® ficará responsável pela elaboração dos projetos técnicos de conservação e restauro da estação, bem como pela gestão da obra de restauro. Tais projetos têm como objetivo assegurar a proteção do patrimônio cultural e implementar novas utilizações que estejam alinhadas com as funções públicas do bem cultural e com o turismo cultural. Propõe-se, portanto, a introdução de atividades que promovam sinergia com a cultura e a economia local.